DIY: Como fazer cortina com Ilhós para varão


Oi gente,
Fiz um pap de como fazer cortina para varão, com ilhós plástico. Eu já tinha feito a cortina preta para sala, essa de hoje, foi uma cortina que era de trilho, desmanchei, lavei e refiz a baínha. Ela não é do tamanho da minha janela, coloquei só para foto, irá para outra janela.
Tem gente que diz que tem tecido certo para cortina, mas eu acho que tecido certo é aquele que vi na loja e adorei, compro e faço a cortina.
Já ouvi reclamarem da cor da minha cortina preta com verde e azul, maridex e eu adoramos ela, e foi feita de microfibra, um tecido parecido com tactel que também se faz bermudas masculinas e não passa a luz do sol.




Como comprar o tecido:

Meça do seu varão até a altura desejada e a largura da janela, o tecido tem que ter essa altura e no mínimo 30cm à mais do que largura da janela, para poder franzir naturalmente.

A minha janela mede 1,65 de largura, então comprei 2 pedaços de tecido de 1,40 de largura por 2mts de altura, fiz uma cortina curta(1ª foto). Ultrapassei 1,15 de largura à mais da largura da minha janela.


Ilhós:

Existem dois tamanhos de ilhoses, quadrado e redondo, e diversas cores. Assim como existem duas espessuras de varão. Um tecido de 1,40 de largura usa 8 ilhós. O lado da frente do ilhós tem uma abinha, o outro não tem, esse é o verso. Custam em média 0,35 cada, são vendidos à vulso ou em pacotes com 10 unidades.



Dê bainha em toda borda do tecido. Após, marque com caneta, o interior do ilhós no tecido.


Recorte e encaixe o lado do ilhós com abinha dentro do furo pelo lado direito do tecido, e feche com o outro lado do ilhós sem abinha no verso do tecido.

Pressione com as mãos, escutará um clique, ele fica bem preso e esconde qualquer fiapo do tecido ou marca de caneta. Se caso você cansar do tecido, ou ele ficar muito velho, você pode retirar o ilhós e colocar num tecido novo. E está pronto!Essa era uma cortina de trilho, desmanchei, lavei e refiz a baínha. Ela não é do tamanho da minha janela, coloquei só para foto, irá para outra janela.


Reparem que usei 7 ilhoses para cada lado, pois o tecido é menor, mas o certo é sempre usar um número par de ilhoses para cada lado, para que as pontas das cortinas, fiquem para dentro, notem que a ponta interna, está para fora, se eu tivesse espaçado mais e colocado 6 ilhoses de cada lado, ficaria melhor, com pontas para dentro. Vivendo e aprendendo!!!

Tecido barato e com estampas legais para cortinas de diversos ambientes é o gorgurinho, o metro sai em média 4,50.

Espero que gostem e mãos à obra...

Quem fizer, manda pra gente postar aqui...



BJkas

Ana Carla

Comentários

  1. oi Carla! Fiz uma assim tb, iguaaaaal. Fiz tudo de olho, né? Ate deu certo, mas ja não estou mais usando ela. Uma amiga pediu pra que eu a fizesse uma, e vou usar seu post como referencia! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gatona, estou voltando com o blog, temos muitas novidades, bom que ajudou vc, bjkas

      Excluir
  2. Mas olha só! tu faz de tudo um pouco!!!
    Legal. eu não sei costurar nem bordar, queria saber fazer croché também, sei só um pouquinho!!!
    Mas tua cortina ficou legal, gostei do tecido.
    Final de semana Perfeitinho!!!
    Bjos Carinhosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gatona, estou voltando com o blog, temos muitas novidades, bom que ajudou vc, bjkas

      Excluir
  3. Eu e minha mãe,estamos começando nessa área agora,adorei suas dicas!!!

    ResponderExcluir
  4. adorei suas cortinas. são belíssimas. Vc sabe fazer cortina de malha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gatona, estou voltando com o blog, temos muitas novidades, bom que ajudou vc, bjkas
      Nunca fiz de malha...

      Excluir
  5. ADOREI,PARA QUEM É INICIANTE FICOU O MAXIMO.VOU FAZER.OBRIGADA PELAS DICAS.BJOCAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gatona, estou voltando com o blog, temos muitas novidades, bom que ajudou vc, bjkas

      Excluir
  6. PARA QUEM É INICIANTE COMO EU,NA ARTE DA COSTURA ,VOU FAZER FICOU LINDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gatona, estou voltando com o blog, temos muitas novidades, bom que ajudou vc, bjkas

      Excluir
  7. Linda,linda vou fazer uma de chita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gatona, estou voltando com o blog, temos muitas novidades, bom que ajudou vc, bjkas

      Excluir
  8. AAhhh que lindo que ficou....eu queria tanto saber fazer cortinas assim...minha mãe tem umas cortinas de tecido fino que eram usadas com trilho, mas eu gostaria de saber fazer desse jeito... e vou tentar!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana Carla, amei sua cortina, super meiga e linda...
    Estou pesquizando pra fazer aqui pra casinha.
    Já estou te seguindo.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gatona, estou voltando com o blog, temos muitas novidades, bom que ajudou vc, bjkas

      Excluir
  10. Oi Carla, estou pensando em fazer uma cortina de varão...eu qria saber, qntos centimetros mais ou menos tem q deixar de um ilhós para o outro...
    Bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida

      "a largura da janela, o tecido tem que ter no mínimo 30cm à mais do que largura da janela, para poder franzir naturalmente.
      A minha janela mede 1,65 de largura, então comprei 2 pedaços de tecido de 1,40 de largura pra franzir bastante"
      Entre ilhoses, eu deixo 1 palmo...
      Bjkas

      Excluir
    2. Olá gatona, estou voltando com o blog, temos muitas novidades, bom que ajudou vc, bjkas

      Excluir
  11. gostei da suas dicas pois ja tinha feito uma cortina mas nao ficou tao boa comprei outro material e vou fazer de novo com suas dias.

    ResponderExcluir
  12. Amei as dicas. Vou fazer minhas cortinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gatona, estou voltando com o blog, temos muitas novidades, bom que ajudou vc, bjkas

      Excluir
  13. Parabéns! Amei o post!!!! Agora senti encorajada para eu mesma... e minha mãezona, é claro... fazemos as 4 cortinas do meu apto!!! =)

    ResponderExcluir
  14. Eu fiz uma cortina vermelha e criticaram também o cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Povo sem cultura Coloristica, kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Adorei sua dicas.Obrigada viu? Não ligue para as críticas...A maioria gostou.
      Abração.

      Excluir
    3. Olá gatona, estou voltando com o blog, temos muitas novidades, bom que ajudou vc, bjkas

      Excluir
  15. Obrigada pela dica.....adorei! estava na dúvida e você me ajudou muito!!!!Obrigada mesmo...Alexandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gatona, estou voltando com o blog, temos muitas novidades, bom que ajudou vc, bjkas

      Excluir
  16. linda,sua cortina.assCLARA

    ResponderExcluir
  17. Só acho que pelo custo/benefício, hoje em dia nem vale mais a pena fazer as Cortinas, vc encontra Cortinas prontas de vários modelos e tamanhos, a preços muito acessíveis... Abraços, Mariana.

    ResponderExcluir
  18. Muito bacana mesmo, eu já tenho algumas cortinas em casa que eu mesma fiz, no modelo para trilho, agora coma sua dica vou tirar os ganchos e comprar as argolas, além de muito prático vou poder usar minhas cortinas que tanto gosta e fazer alguns modelos diferentes..........

    ResponderExcluir
  19. mais lindo de tudo foi sua maneira de compartilhar. Obrigada por nos passar o seu conhecimento.Deus te abençoe e te proteja sempre!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Carla obrigada eu era um peixe fora d'agua agora mim encontrei. vou fazer a minha primeira cortina com a suas dicas bjsss.

    ResponderExcluir
  21. gostei bastante de suas dicas Deus ti abençõe

    ResponderExcluir
  22. Linda cortina, me animou para tentar fazer também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Bem prática sua instrução! Até parece fácil! Vou tentar!!

    ResponderExcluir
  24. Ficou muito legal. Gostei da maneira que vc explica, fica fácil. Posso te dizer que me inspirei. Obrigada pelas dicas. Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo seu trabalho!! Que Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  26. Querida, eu estava a procurar pela net algum modelo de cortina (nao muito difícil rs pq tbm sou iniciante na costura) e finalmente achei...essas cortinas com ilhós (eu nem sabia o nome rs) sao ótimas, parece ser bem fácil de fazer e fica bonito...bom eh isso, queria deixar meu obrigadinha a vc, amanha mesmo vou comprar os ilhós e começar :)

    Um beijao...

    Adriana Lima... itajuba MG

    ResponderExcluir
  27. Olá. Tenho duas estantes de aço no corredor aqui de casa cheia de livros. Não aguento mais ficar tirando pó de livrinhos, portanto, decidi fechá-las com cortina. Gostei muito do seu post e vou usá-lo como referência. Só queria tirar uma dúvida: como você cortou o furo para colocar o ilhós? Tem que ter um furador especial ou corta com a tesoura mesmo?

    Obrigadinha.
    Abraços.
    Alessandra.

    ResponderExcluir
  28. Oi!! Ana Carla, amei sua cortina, super alegre e linda...
    Nunca fiz, por isso estou pesquisando pra fazer com tecido fino e forrada para meu quarto. Mas tenho uma dúvida, como costurar os dois tecidos, na bainha? Depois posso abrir somente a de cima? Eu vou fazer com ilhós.
    Espero sua resposta, obrigada.
    Abraços.
    Antonia.

    ResponderExcluir
  29. oi carla sua cortina ficou linda e me ajudou a tirar duvidas para montar a minha.

    ResponderExcluir
  30. oi carla gostei muito da sua cortina eu quero muito fazer uma cortina para minha sala de quatro metros e nao sei quantos ilhoses ponhe e qual tecido comprar e quantos metros de tecido comprar eu tambem gostei muito do seu jeito de ensinar bjos ANGELA

    ResponderExcluir
  31. Muito legais suas explicações;vou tentar refazer uma q tenho de trilho. Obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Conheci seu blog hoje procurando como colocar ilhós em cortina. Adorei sua explicação,e ainda dá dica de usar número par, também nem ia pensar nisso, Vou fazer uma cortina de chita para minha filha, se acertar depois te aviso. Obrigada pela ajuda. Beijos

    ResponderExcluir
  33. Aline Garcia22 abril, 2013

    Oi adorei a dica comecei hj vou mandar a foto assim q estiver pronta .obrigado bjusss

    ResponderExcluir
  34. Olá Carla! muito obrigada, por sanar minhas dúvidas. Sou artesã, e vc tb com sua arte, me surpreendeu. Tenho certeza, que iremos trocar muitas informações. Parabéns tb pelo carinho que vc passa todos os seus conhecimentos. Um beijo e fique com Deus! Isa Pereira

    ResponderExcluir
  35. ok...obrigada

    ResponderExcluir
  36. oiii amei a dica vc é muito legal parabéns e obrigada por nos ensinar, beijos.

    ResponderExcluir
  37. Ola pessoal, faço cortinas pra minha casa e as vzs pego encomendas. Então eu uso pra uma cortina de medidas comuns como a citada acima 10 ilhóses para cada lado ao total 20 ilhoses cortina toda, tem tb um plastico durinho chamado entretela q usa no cabeçote da cortina para deixar a cortina durinha em cima. vende de dois tamanho 8 e 10cm eu uso a de 10cm. Sempre que corto os círculos eu passo um zigue-zague em todos, para não desfiar, ja q tem tecidos muito chatinhos. E sempre meçam antes de riscarem os ilhoses. Eu coloco a cortina no chão e coloco todos os ilhoses na posição q acho devam ficarem e vou medindo a distancia de uma pra outra ate q caibam os 10 certinhos. Para um tecido de 3 metros de largura uso 20 ilhoses em cada lado, num total de 6 metros de tecido 40 ilhoses. depois q termino em cima faço as bainhas das laterais e por ultimo a bainha debaixo. eu prefiro dessa maneira pois fica um franzido mais bonito e fechadinho. Há outra dica, caso vcs queiram uma cortina por exemplo de 4 metros e so vendem o tecido 1,50 de largura. VC compra o tecido q tenha 3 de largura, pois vc vai comprar 4 metros so que a largura vc usa pra altura e os 4 que seria altura vc usa na largura. E faz o tamanho que quiser. Então sempre que for fazer cortinas grandes faz isso, só inverter. Espero q tenham entendido, qualquer duvida eu respondo.Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  38. parabens pelo blog amei suas dicas...

    ResponderExcluir
  39. o que significa "`a vulso"?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O melhor Domínio para seu blog ou site - Hostgator

Esmaltes Nudes, sempre tendêcia